.

Tada Ima Dojo


O INSTITUTO TADA IMA DOJO foi fundado no dia 10 de março de 1998 e atualmente está localizado na Av. Maria Amalia Lopes de Azevedo sn em frente ao Pão de Acucar. Durante este período, vem contribuindo para que crianças, jovens, adultos e idosos, de ambos os sexos, tenham uma vida mais sadia e feliz.

Objetivo:

O Instituto Tada Ima Dojo tem por objetivo a divulgação do Aikido de acordo com técnicas e orientações da Confederação Brasileira de Aikido Brazil Aikikai, liderado pelo Shihan Wagner Bull, para a melhoria da saúde, recursos para preservação da integridade individual e melhoria da qualidade de vida.
Tendo em vista que o Aikido foi criado no Japão, também abrangerá a divulgação de aspectos da etiqueta e tradição da cultura japonesa nas questões concernentes à prática do Aikido. Exprimindo isto de maneira mais direta, pode-se dizer que a essência do Aikido é a Paz e a Harmonia. Todos os movimentos do Aikido, seguem as leis da natureza; são cheios de vigor e força, sem forçar de forma alguma nossos movimentos naturais. Conseqüentemente, pessoas de todas as idades e de ambos os sexos sentem-se atraídas pelo Aikido como uma forma ideal para temperar, forjar e treinar a mente e o corpo.
Nas aulas práticas, usa-se a didática do método repetitivo (reiterada repetição de uma mesma técnica), ao invés do método competitivo. O Aikido é mais do que esporte, porque não busca objetivos relativos como o de uma competição, mas busca, isto sim, os valores absolutos que transcendem os desejos de glória pessoal.

Até a eclosão da Segunda Grande Guerra, o Aikido era praticado e ensinado apenas a elementos selecionados da nobreza do Japão, oficiais da guarda de honra imperial, ministros de Estados, oficiais generais, aspirantes da Academia Naval, cadetes da Academia Militar, líderes policiais e aos faixas pretas acima do quinto grau de outras artes marciais, como o Judô e Kendo.

10 anos

O Tada Ima Dojo completa 10 anos, com a presença de Bull Shihan e exame de Shidoin do Sensei Eduardo.