.

Shihans

Estes Shihans, a maioria deles foram deshiuchi (alunos internos) de O-Sensei Morihei Ueshiba, em contato com ele durante algum tempo uma parte deles fizeram parte do criativo desenvolvimento do Aikido. Eles e estudaram e treinaram sob direção e na companhia de muitos dos maiores instrutores da arte na época.
Começando cedo em 1960 deixaram o Japão e se mudaram para outros países para ensinar o o Aikido que eles tinham aprendido com O-Sensei. Eles se tornaram os pioneiros e forças motrizes na divulgação desta arte; O crescimento internacional do Aikido que América do Norte e América do Sul, Europa Ocidental e Oriental, Austrália, Nova Zelândia, África e Oriente Médio. Apesar da separação física deles, eles mantiveram uma proximidade íntima com Aikikai Hombu Dojo e um ao outro por um período de mais de 40 anos.
Estes Shihan são os portadores de uma parte importante sem igual do legado O-Sensei. Como um grupo eles refletem profundamente a natureza de individual Aikido, tendo cada um cultivado o próprio entendimento de Aikido em suas experiências pessoais como estudantes diretos de O-Sensei. Isto está refletido em suas vidas diárias, em sua própria pesquisa e nos ensinos que fazem do seu Aikido a maioria dos princípios fundamentais e práticos. Apesar da individualidade de cada um deles, eles compartilham uma devoção profunda ao espirito do Aikido e a integridade técnica no propósito profundo do estudo de sem fim desta arte.

Seigo Yamaguchi

13 abril 1924 nasceu em Fukuoka.

Sendo apresentado a Morihei Ueshiba Sensei (Ueshiba Sensei: O Sensei), ele se tornou Uchi-deshi de O Sensei e treinou aikido até o fim da vida dele.
Como uma missão nacional ele ensinou Aikido oficialmente para a Birmânia; agora Myanmar Exército Nacional, durante dois anos. Era missão cultural nacional japonesa mas também parte de compensação para a Guerra.
Ele ensinou Aikido no dojo central (Hombu Dojo) e outro dojos.
Ao Honbu Dojo ele administrou freqüentemente seminários especiais para pessoas classificadas superiores. Ele às vezes deu conferências aos times de beisebol japoneses profissionais.
Além do dojo de Honbu, ele ensinou nas Universidades e outros dojos privados.
Entre este dojos, Zoshukan (a Shibuya: Sudoeste central de Tóquio) era o dojo privado mais importante onde os alunos estavam limitados a treinar no chão, (sem tatames).
Começou a organizar seminários na Europa, Paris, Mannheim (Germany), e Oxford e redondezas. A Universidade de Mannheim estabeleceu curso de Aikido e o convidou formalmente.
Foram feitas gravações de vídeos dele em Paris, Oxford, Mannheim, e Munique em seminários de fins de semana pelo filho dele, Tetsu Yamaguchi, em 1990.
Às vezes Yamaguchi Sensei ia para a América do Sul como o Brasil, Argentina e Uruguai. Ele também visitou os Estados Unidos em Nova York e Havaí.
Aos 70 anos organizado pelo filho dele Tetsu Yamaguchi, ministrou seminários especiais, estes seminários especiais aconteceram a Kamakura e Katsuta no Japão. Sr. Takeda e Sr. Koibuchi e outras pessoas.
24 janeiro 1996 Seigo Yamaguchi faleceu em casa embora ele ensinou Aikido até dois dias antes em seu dojo.
1996 a cerimônia funerário era organizada pela família dele em templo de Taisoji em Shinjuku e mais de 1000 pessoas compareceram à cerimônia durante dois dias.
Demonstrações comemorativas foram organizadas a Kamakura, Universidade de Meiji, Universidade de Nagoya e Katsuta.

Notícias: Seigo Yamaguchi Sensei
Fonte: Aikido on-line


Akira Tohei

Tohei Shihan nasceu 20 de agosto de 1929.

Na Provincia de Tochugu, no Japão. Com 15 anos, ele se alistou no exército japonês de SEGUNDA GUERRA MUNDIAL e recebeu treinamento como um piloto kamikaze. Afortunadamente a guerra terminou meses antes que ele fosse voar em sua missão de suicídio. Depois que a guerra terminou, o Japão estava um caos e Tohei Shihan estava no limbo, enquanto procurava algo para dar significado à sua vida e servir melhor o seu país. Ele tinha ouvido falar da arte relativamente nova do Aikido, uma arte marcial para prover disciplina ao próprio espírito da pessoa como também autodefesa sem dano para o atacante.
Em 1966, Hombu Dojo promoveu Akira Tohei o título de Shihan, ou Mestre Instrutor. Em 1972, Então o Hombu Dojo o enviou para América, especificamente para se tornar o instrutor principal da Região do Meio Oeste da Estados Unidos Aikido Federation, sediado em Chicago, Illinois.
Sempre que perguntam por técnicas de Aikido, filosofia ou espírito, Sensei respondia depois de mais de 50 anos de dedicação a compreensão do Aikido sempre qualificava a resposta dele como "eu penso" ou "Em minha opinião", nunca presumindo que ele estava correto ou os outros incorretos. O shoshin de Sensei foi expressado em sua total ação. Por exemplo, toda vez que Sensei se curvou era como se fosse a primeira vez, expressando humildade, respeito e gratidão, sejá para Kamiza de O-Sensei, os instrutores dele, o sempai dele, o kohai dele, ou os estudantes dele. Nós os estudantes nos Estados Unidos e ao longo do mundo nunca poderemos preencher o espaço deixado por Akira Tohei Shihan, mas nós honraremos a memória dele continuando a praticar Aikido.


T. K. Chiba

T.K. Chiba nasceu 5 de fevereiro de 1940 em Tóquio.

A 14 anos de idade, ele começou praticar Judô. Academia de Judô Internacional. Ele começou no estudo de Sho To Kan Karate com 16 anos. Descontente com as artes marciais que ele tinha estudado, ele começou a procurar a arte que satisfaria seus anseios.
Em 1958 ele achou Aikido e treinou sete anos intensivos como uchideshi de O'Sensei, no Hombu Dojo. Antes das 1960, Chiba Sensei ganhou o grau de San Dan, 3º grau faixa peta, e foi enviado para a Cidade de Nagoya estabelecer uma escola filial e servir como seu instrutor em tempo integral. Em 1962, ele ganhou 4º Dan e começou a ensinar no Hombu Dojo. Dentro de três anos durante os quais ele ensinou em muitas universidades locais, Chiba Sensei completou o treinamento dele como uchideshi, ganhando promoção a 5º Dan.
Chiba Sensei se mudou para Sunderland, Inglaterra, em 1966. Lá ele formou o Aikikai de Grã Bretanha que depois mudou seu nome à Federação de Aikido britânica. Atualmente Chiba Sensei é o diretor técnico do Aikikai britânico, um grupo formado por estudantes ao longo tempo que Chiba Sensei esteve na Inglaterra.
Durante 1970, ele foi promovido ao título de Shihan, e recebeu 6º Dan. Em 1975, Chiba Sensei voltou ao Japão e serviu como Secretário do Departamento Internacional de Hombu Dojo. Durante este tempo ele estudou também meditação de Zen na Cidade de Shizouka.
Em 1981, ele aceitou um convite da Estados Unidos Aikido Federação (diretamente filiado ao Hombu Dojo), atualmente dirigido por Moriteru Ueshiba Doshu) e se mudou para San Diego, Califórnia. Lá ele formou San Diego Aikikai. Atualmente ele é o Presidente do Comitê Pedagógico de Birankai International. Ele hoje tem o grau de 8º Dan.


Mitsunari Kanai

Nascido em 1938.

Kanai Sensei entrou no Aikikai em 1958 como um uchideshi no Hombu Dojo. Ele veio para os Estados Unidos em 1966 e subseqüentemente fundou o New England Aikikai. Ele foi fundamental no desenvolvimento do Aikido nos Estados Unidos e Canadá. Ele ministra vários seminários ao longo do tempo nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Ele é um dos fundadores e Diretor Técnico do USAF e o CAF.

Diretor e Chefe Instrutor de New England Aikikai, Mitsunari Kanai era um dos últimos uchi-deschis (estudantes internos) com quem ele estudou intensivamente durante mais de dez anos com O Sensei. Um oitavo dan em Aikido, ele também teve treinamento extenso nas outras artes marciais de Japão, e é especialista no uso da espada.
Kanai Sensei ensinou no Japão, Europa, e ao longo dos Estados Unidos e Canadá. Ele foi nomeado ao New England Aikikai em 1966 através do Aikikai do Japão, e é o Diretor atual do Comitê técnico da Estados Unidos Aikido Federação.


Yoshimitsu Yamada Sensei

Yoshimitsu Yamada, 8° Dan de AIKIDO, nasceu em 1938 em Tóquio, Japão.

Em 1955 foi aceito como Uchideshi (estudante interno ) no Hombu Dojo (Dojo Central de AIKIDO) para estudar esta Arte com o Grande Professor Ueshiba Morihei.
Lá estudou diretamente com Fundador do Aikido Morihei Ueshiba, e seu filho Kishomaru, por mais de 10 anos. Foi a pessoa designada para ensinar nos dojos das tropas americanas de ocupação e lá aprendeu Ingles. É graduado em Administração de negócios. Em 1964, como 4 DAN, foi enviado aos EUA quando fez uma demonstração marcante na Feira Mundial em Nova Iorque. Desenvolveu uma grande e próspera organização e uma legião de seguidores nos Estados Unidos. Atualmente é o chefe do New York Aikikai e também chefe máximo da USAF, (Federação Norte Americana de Aikido). Yamada sensei também possui muitos seguidores no mundo, todo principalmente na Europa e na América Latina, onde é o presidente da FLA (Federação Latino Americana de Aikido. É considerado hoje um dos maiores líderes do Aikido mundial, e freqüentemente realiza grandes seminários em todo o mundo.
Desde 1990 vem ao Brasil, nos honrando com Seminários onde transmite conhecimento teórico, filosófico e valoráveis experiências vividas ao lado de O'Sensei. De sua personalidade carismática salientam sua simpatia e jovialidade. Porém, seu caráter afável não diminui sua firmeza e a estabilidade com que preserva a transmissão do Aikido.
Tolerante e paciente, sabe aceitar as diferentes idiossincrasias das delegações que dirige e supervisiona, enquanto encarnando com a presença dos princípios que sustentam a prática do Aikido: flexibilidade, paciência e harmonia. Tecnicamente Yamada sensei é conhecido por movimentos muito redondos e fluidos porém extremamente fortes e poderosos. A estabilidade de seu quadril quando se movimenta com seus braços estendidos fluindo energia, fazem dele um modelo vivo para a idéia de que o Aikido seja uma esfera dinâmica.
Yamada Sensei é conhecido bem por sua técnica básica desobstruída e forte. Ensina seminários toda sobre o mundo onde os milhares dos estudantes freqüentam suas aulas.

Citações:

"nós devemos manter o espírito do budo não importa como nós praticamos."


Seiichi Sugano

Nascido em 1939.

Sugano Sensei entrou no Aikikai ao redor 1957 e se tornou um deshiuchi depois de aproximadamente um ano. Ele se mudou para a Austrália em 1965 para ensinar Aikido. Ele abriu caminho a expansão de Aikido na Austrália e Nova Zelândia antes de se mudar para a Bélgica para instruir na Europa em 1979. Ele reside atualmente nos Estados Unidos e ensina no Nova Iorque Aikikai com Yamada Sensei. Ele ministra periodicamente seminários de Aikido em todo o mundo .




Ichiro Shibata

Nascido em 1950.

Shibata Sensei começou Aikido praticante à idade de 16 e se tornou um Aikikai uchi deshi em 1970. Ele instruiu no Hombu Dojo e em várias universidades antes de se mudar para a Califórnia em 1989 instrutor principal do Berkeley Aikikai. Ele administra seminários regularmente ao redor dos Estados Unidos e internacionalmente.

1965 começam estudo de Aikido

1968 agosto: estudou com o Fundador no Hombu Dojo classe matutina

1969 fundador que Morihei Ueshiba falece

1971 se torna uchideshi no Hombu Dojo sob orientação do 2º Doshu Kisshomaru Ueshiba

1981 se torna Shihan
Na posição dele ao Hombu Dojo, ensinou a Hombu Dojo, clubes Universitários, e dojos filiados.

1989 se muda para Berkley, Califórnia.
Instrutor principal de Berkley Aikikai.

1994 promovido a 7º Dan.

1999 2º Doshu Kisshomaru Ueshiba falece.

2006 muda-se para Phoenix - Arizona, para estabelecer Phoenix Aikikai
Aikido Shibata Juku.


Nobuyoshi Tamura

Nascido em 1933.

Tamura Sensei se tornou um uchideshi ao Aikikai em 1953. Ele era o uke favorito de O-Sensei, enquanto acompanhava o Fundador em numerosas demonstrações como também na única visita dele para os Estados Unidos no Havaí em 1961. Ele se mudou para Marselha, França, em 1964 como representante oficial do Aikikai. Ele foi a influência principal no crescimento enorme de Aikido na Europa Ocidental e Oriental. Ele é Diretor Técnico em numerosos países europeus e federações e membro do Conselho Superior do IAF. Ele administra seminários ao longo do mundo. Na França e na Europa. Ele é o Diretor Técnico Nacional (DTN) do FFAB (Federação francesa de Aikido e Budo). Ele é 8º dan atualmente, e o título de Shihan. Ele treinou muitos outros instrutores ao longo de vários países na Europa Ocidental (França, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica, Suécia, Suíça, Áustria,...) mas também em países diferentes ao redor do mundo em seminários. Ele recebeu a medalha de "Chevalier de l'ordre du Nacional Mérite" do governo francês em 1999. Tamura publicou vários livros em Aikido (em francês). O dojo dele (Shumeikan Dojo) fica situado village of Bras (Var, França).


Sao Tome

Mitsugi Saotome, Shihan é instrutor Aikido Shobukan Dojo e Mestre da Escola de Aikido Ueshiba.

Durante quinze anos até que o Fundador houvesse falecido em 1969, Sao tome Sensei viveu como o uchideshi, estudando a prática e filosofia de Aikido. Sao tome Sensei deixou uma posição altamente respeitada como um instrutor sênior à Sede de Aikido Mundial em Tóquio em 1975 ao vir para os Estados Unidos. Quando perguntou por que ele tomou esta decisão ele respondeu, 'eu meditei com O Sensei durante três dias e três noites ele e eu, senti que ele deseja que eu deveria partir. Este país é uma grande experiência, de muitos fundos culturais diferentes que vivem juntos, que o mundo condensou em uma nação. A meta de Aikido e o sonho de O Sensei é que todos as pessoas do mundo vivessem juntos como uma família, em harmonia entre si.. Os Estados Unidos têm a oportunidade de ser um grande exemplo."

Enquanto Sao tome Sensei reside e ensina no Dojo na Flórida, ele freqüentemente ensina no Aikido Shobukan Dojo, em Washington, D.C. durante aproximadamente oito semanas todos os anos. Ele também viaja a Escolas de Aikido de Ueshiba associados aos dojos que ele e os estudantes dele abriram ao longo dos anos.

Sao Tome Sensei deu muitas demonstrações da sua arte no estrangeiro, entre eles as demonstrações para a Academia de Paz Internacional e Comunidade Diplomática na Casa do Japão em Cidade de Nova York. Ele escreveu dois livros: Aikido e a Harmonia de Natureza, um estudo detalhado da relação de Aikido com o momento e processo de fenômenos naturais, e Os Princípios de Aikido.


Hiroshi Kato

Hiroshi Kato, nasceu em Tokyo, 1935.

É um mestre de Aikido de renome mundial (8º Dan). Ele vive em Tokyo, Japan e viaja ao redor do mundo divulgar o conhecimento dele sobre a Arte de Aikido. Sensei Kato era um estudante de Morihei Ueshiba. Desde 1975, Sensei Kato tem ensinado em seu Dojo "Suginami Aikikai" situado no distrito de Ogikubo e tem mais de 100 estudantes.

Iniciou no Aikido treinando no (Hombu Dojo) debaixo da instrução do Fundador, O'Sensei. Introduziu ao Aikikai pela sua mãe quando ele tinha 19 anos, ele treinou lá diariamente como também passando horas aperfeiçoando a prática pessoal dele. Trabalhando durante o dia, ele assistiu aulas à noite. (Por isto ele não pôde ser um uchideshi, e não aparece em fotografias como os ushideshis. Ele continuou treinando regularmente durante mais de 52 anos ao Aikikai Hombu Dojo embora em recentes anos, ele assiste à classe de sexta-feira de Doshu e outros eventos especiais.

Depois dos primeiros 10 anos dele no Hombu Dojo, Kato-sensei teve chances para servir o Fundador pessoalmente ocasionalmente. Ele agradece essas oportunidades de ter tido interação pessoal com O'Sensei. Agora continua percebendo implicações muito reais do que o Fundador lhe contava muitos anos atrás. Ele ainda está procurando Aikido pela imagem do Fundador, de acordo com Kato-sensei, “Para mim, o Fundador não está morto. Ele ainda está vivo em minha mente e em meu coração.”

Sensei de Kato tem assistido a aula de Doshu por três gerações: o Fundador, o segundo Doshu, e o terceiro atual Doshu. Ele recebeu 6 dan dele do Fundador e os outros 2º do segundo Doshu.

O Aikido de sensei Kato tem uma medida de espiritualidade pessoal. Antes de começar a auça, Kato Sensei tem o hábito de vir cedo ao dojo para meditar. Desde que ele era jovem, ele visita freqüentemente santuários monteses.

Kato Sensei tem um enorme respeito por O'Sensei e o considera ser o único professor dele. Ele declara que o Fundador não o ensinou diretamente por muito tempo. Sensei Kato acredita que outros não podem ensinar Aikido. Ele resume isto dizendo, "Aikido não é algo que se aprende de outros, mas aprender por si mesmo. Idealmente, a prática deveria ser para a si mesmo, e deveria ser rigorosamente uma disciplina, pela própria escolha da pessoa.
Sensei de Kato é um guia soberbo e criativo para os estudantes dele estabelecendo “Wa” (harmonia), ambos em espírito, em vida diária e em Aikido.