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Saito Sensei

Morihiro Saito Sensei

No meio dos bosques de Iwama ecoavam gritos (kiai) do treino de Ueshiba O'Sensei. Os aldeões evitavam seguir os caminhos que atravessavam o bosque temendo os ruídos de combate. Em 1946, o jovem Saito aventura-se a ir ao Dojo e pede licença para assistir a um treino. No final, O'Sensei convida-o a atacá-lo. Apesar do seu conhecimento de Judo, Karate e Kendo, o jovem é projetado ou imobilizado em cada ataque.
A partir desse dia torna-se aluno de Ueshiba O'Sensei, assistindo e contribuindo para o nascimento do Aikido. Passou a viver no Dojo e serviu com extraordinária dedicação o Fundador até à morte deste. Tal é a devoção para com o Mestre, que no próprio dia do seu casamento acompanha O'Sensei deixando a sua esposa em casa.
Em 1969, morre em Tóquio o Grande Mestre com a cabeça pousada nas mãos de Saito Sensei, que o acompanhou até ao último instante. Por vontade do seu único mestre, Saito Sensei torna-se reitor da escola de Iwama, conhecida como Aiki-Shuren Dojo, onde viveu a ensinar os princípios filosóficos e técnicos originários e a codificar as técnicas de seu mestre.
Agricultor, continuou a sua vida como a viveu com seu mestre durante 23 anos: conjugando o trabalho da terra com a prática diária do Aikido.

  • Saito Sensei explica o triangulo, o circulo e o quadrado:

Triângulo

Circulo

Quadrado

San kaku En Yon Kaku

"O primeiro requisito do Aikido é a noção de Aiki . O segundo requisito é a posição  no padrão dos pés."

"Assume a postura oblíqua e no caso de um ataque em grupo, poderás ser capaz de sair para o lado de cada atacante com a posição de pés . Conclui o teu movimento com posição triangular reversa, (Hitoe-mi) ou (Ura Sankaku)."

"Os movimentos de Aikido podem ser resumidos através do seguinte, de acordo com os segredos da arte  passados oralmente pelo fundador:
Entra na esfera do teu oponente triangularmente , lidera-o circularmente e termina quadrangularmente, ."

"A posição de pés , balanceia os movimentos do corpo no Aikido."

Outra maneira de se ler , pode ser através do Katakana, escrita fonética Japonesa em que:


representa o som(a),
representa o som (i) e

representa o som (ki).

Tudo junto lê-se aiki, , ou em representação simbólica através dos caracteres Kanji, .

"Várias vezes ouviu-se o Fundador a descrever, 'Aiki é uma montagem do , , , mas sem significado será esta conexão se não se souber que o é a raiz destes elementos.' Isto porque o é a forma circular (corpo em movimento) do , e o são dois opostos juntos (num estado de controle).

  corpo, centro, do interior para o exterior, de baixo para cima. 

  espaço, estado de alerta, sentir, ligações, a não resistência.

  terra, gravidade, estabilidade, equilíbrio, impulso

Textos traduzidos e adaptados da série de livros:
Morihiro Saito Sensei Tradicional Aikido vol.1,2,3,4 e 5 Training Work Wonders
Minato Reserarch & Publishing Company.

Saito Sensei exemplificando a postura triangular do corpo no Aikido.
Tanto no treino de armas (em baixo em ken no Kamae)
como no corpo a corpo.

Abaixo Tai no henko , um exercício fundamental no Aikido.
Na sua forma básica  Kihon, demonstra os três princípios

entrada triangular
rodar a volta do parceiro tomando seu centr
finalizar numa posição estável

"O treino diário começa com Tai no  Henko." 

Disse o fundador do Aikido
O´sensei Morihei Ueshiba.

A base dos movimentos Ura é o Tai no henko e o seu segredo está no treino dos pés. Trazer o polegar do pé para junto do polegar do parceiro. Rodar num movimento circular para uma posição ao lado do parceiro. Ao rodar abrir bem os dedos da mão e expandir o Ki (energia Vital). Aprender a manter as ancas estáveis quer o parceiro puxe ou empurre.

Saito Shihan com Shibata Sensei em Takemuso Aikido Volume 1
Background & Basics
Aiki News ISBN:4-9000586-16-1
  AikidoJournal

 

Os três tipos de posições de pés, triangulares mais usadas no Aikido, conhecidas por (han mi) , "metade do corpo":

triangular ao centro, normal, usada como forma básica.
(Hitoe-mi) ou (Ura Sankaku) , triangular reversa, ideal para entrar "dentro" do corte do adversário ao finalizar exercícios com o sabre.
(ken ga goshi) , ancas de sabre, antiga posição de combate com o sabre japonês, excelente para ter uma maior estabilidade em (taijutso) corpo a corpo.

 

Nota: Considera-se em todas as posições que o pé direito encontra-se à frente e o esquerdo atrás, a seta dá o sentido do adversário.

www.saitosensei.com

Página fotográfica de tributo a este grande mestre