.

Porque praticar Aikido

O Aikido é ensinado para a polícia de Tóquio como defesa pessoal. É uma carreira paramilitar.
É um caminho de iluminação espiritual e melhoria psico-bio-física.
É uma arte marcial pura, não permite competições.
Pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, crianças, homens e mulheres.
Não exige força bruta, a técnica correta do Aikido permite pessoas mais fracas enfrentarem pessoas mais fortes.
A prática é desenvolvida em ambiente cordial e de bom nível. Os praticantes e freqüentadores sofrem exame de seleção prévia através de entrevista.
É uma carreira fascinante, com certificados reconhecidos internacionalmente.
No Aikido o praticante inicia-se na arte aprendendo a cair e a rolar sem se machucar.

Posteriormente começa a relacionar-se com um companheiro de treino e vai aprendendo suas fraquezas e pontos fortes, bem como a de seus semelhantes. Com o passar do tempo vai desenvolvendo sua sensibilidade a ponto de poder controlar um oponente facilmente com um mínimo de força, bem como a pressentir o caráter e as intenções das pessoas logo no primeiro encontro. É uma arte muito útil para as pessoas que estão na direção de grupos humanos, como gerentes, diretores e chefes de equipe, pois ensina a liderança e o trabalho conjunto em harmonia dando segurança e coragem para seus praticantes, vencendo o medo que tanto atrapalha no relacionamento humano. É claro que Aikido pode ser usando como defesa pessoal em determinadas situações, em uma briga de rua, por exemplo. Infelizmente muitas artes marciais tradicionais se tornaram esportes de competição e perderam a origem para a qual foram criadas.
Quem quiser colocar o espírito marcial japonês, o “Budô” em sua mente, seu corpo e seu coração, está convidado a vir trabalhar junto conosco, praticando o Aikido do Instituto Takemussu Tada Ima Dojo.