.

Palavras ao Iniciante

Ao iniciar-se na prática do Aikido, você tomou uma resolução que seguramente modificará sua vida para melhor, a partir da primeira aula, no contato entre seus amigos e mestres.
Você recebera energias físicas e psíquicas que influenciarão positivamente em sua saúde e filosofia de vida. È fundamental que você mantenha uma regularidade nos treinos, sem a qual seu corpo retrocederá bastante na evolução, faça um horário no qual você possa atender e cumpra-o rigorosamente.
Os primeiros três meses serão muito difíceis. Você poderá sentir dores musculares no dia seguinte aos treinamentos e talvez até ocorram algumas contusões. Alguns chegam a sentir enjôo e ânsia de vômito ao executarem as quedas e os movimentos circulares, não estranhe tudo isso é normal em todos os iniciantes, variando apenas de intensidade.
Se você tiver força de vontade para superar este período inicial, você já começara a sentir grandes transformações em sua disposição de um modo geral, você terá mais energia, seus movimentos se tornarão mais fáceis, mais naturais e sua aparência externa melhorara significantemente.
O seu lado mau, preguiçoso e doente, inventara, nesta fase, milhares de desculpas para você abandonar o treino, poderá alegar falta de dinheiro, medo de se machucar, problemas físicos, inadequalibilidade, achar maçante e outras inúmeras desculpas.
Não esmoreça, é seu lado comodista que estará agindo, não se deixe dominar nem iludir.
Após o terceiro mês tudo ficara mais fácil e estimulante, se você se sentir tentado a desistir frente a essas eventuais dificuldades, não o faça, não falte as aulas e espere o fim do terceiro mês. Ai então você poderá tomar sua decisão, você perceberá se tem ou não o Aikido em suas veias e poderá ir em frente.
Após essa fase, a continuidade no treinamento lhe dará uma saúde surpreendente, você ficará mais forte por dentro e por fora, mais auto-confiante e seguro de si e sem duvida se tornara um artista marcial apto a enfrentar situações de perigo, defendendo sua integridade física e espiritual quando se fizer necessário.
Porém não se esqueça de algo muito importante, O Aikido lhe dará uma boa postura, elegância e fortalecerá sua articulações, porém se você estiver acima de seu peso, somente perderá se diminuir a ingestão e selecionar melhor os alimentos e nisto a pratica de Aikido vai lhe ajudar bastante a comer melhor.
Por outro lado, se você é magro e fraco, deverá se empenhar nos exercícios e procurar sempre o seu limite, não se entregando ao desânimo e não deixando que a força negativa tome conta de seu corpo.
Expanda suas energias.

Quantas vezes por semana devo praticar?

Não existe uma obrigatoriedade quanto à freqüência pela qual se deva praticar o Aikido, obviamente, se o praticante vier todo dia avançará mais rapidamente do que se vier uma vez por semana. Para muitas pessoas é simplesmente impossível ir ao dojo todo dia, portanto determine a sua freqüência de acordo com as suas possibilidades. Claro que é melhor praticar uma vez por semana com todo coração do que apenas repetir os movimentos mecanicamente treinando todos os dias. No entanto três vezes por semana, está muito bom, duas vezes, razoável, uma vez por semana é pouco.

Quanto custa para praticar Aikido?

Não se deve perguntar quanto custa para praticar o Aikido. Deve-se questionar quais são os benefícios que o Aikido trará para o praticante caso decidir vir a treinar. A pratica do Aikido poderá mudar forma do praticante ver a vida, de uma forma mais harmônica, mais real. Desenvolverá sua percepção, e reflexos, lhe ensinará a relaxar, e perceber melhor como a vida e o universo funcionam, e tudo isto praticando sofisticado sistema de defesa pessoal fisicamente falando. Por esta razão, o preço da mensalidade é o que menos importa ao se decidir praticar o Aikido. O mais importante é praticar no lugar certo e com um bom professor. Não é porque na frente de um local existe uma placa dizendo ensina-se Aikido, é que ali realmente estará sendo ensinada uma arte com qualidade. Antes de decidir entrar em um dojo, deve-se primeiramente visitar o local, certificar-se que o professor tem bastante experiência e principalmente converse com os alunos, pois eles são o reflexo do professor. Nem sempre o local mais próximo de sua casa é o melhor lugar para se treinar. Devido a grande popularidade do Aikido atualmente, muitos donos de academias de ginástica ou similares decidem convidar pessoas muitas vezes despreparadas, ou sem graduação parar ensinar, e o que se oferece para os freqüentadores nesse caso, não á Aikido, mas sim algo deturpado, limitado, quando não negativo, e que não possui os elevados princípios e técnicas desenvolvidas pelo fundador do Aikido Morihei Ueshiba. O investimento que se faz ao se praticar o aikido e irrisório em função dos enormes benéficos em toda sorte que o praticante terá. No Instituto, o treinamento do Aikido é praticado em ambiente muito bom, cordial, disciplinado, familiar, onde filhos, esposas e parentes, crianças, jovens, velhos e pessoas maduras treinam juntas em harmonia. O Instituto Takemussu é um misto de academia de defesa pessoal, clube fechado e escola de sabedoria.
Por esta razão, é que quem procura o Instituto preocupado com o pagamento da mensalidade apenas, ou está mal informado, ou não vai encontrar o que pensa estar buscando.
Para quem procurar o Instituto é importante saber que ele não e uma entidade comercial que tem por fim obter lucro e sim é uma associação que tem por missão é ensinar o Aikido de Morihei Ueshiba, para os brasileiros. Os pagamentos são uma forma de demonstrar gratidão e reconhecimento ao Instituto e a seus professores pelos ensinamentos e benefícios recebidos e a forma de permitir que as atividades consigam ser oferecidas em um local adequado e exclusivo para a pratica e ensino do Aikido.

Quanto tempo é necessário para se torna faixa preta?

Na média, uma pessoa demora de 3 a 8 anos para se tornar faixa preta. É importante lembrar que atingir o nível de faixa preta não significa que se aprendeu Aikido, ou que seu período de treinamento terminou; É apenas um sinal de que se está pronto para começar a praticar mais profundamente a arte. No entanto uma pessoa logo nos primeiros três meses de treino já sentirá claramente os benefícios da arte. Após um ano de pratica ininterrupta, certamente a pessoa será alguém que defenderá o Aikido como uma excelente ferramenta auxiliar na obtenção de saúde, controle emocional e maturidade.

Existem aulas para iniciantes? O que posso esperar de minha primeira aula?

No Instituto Takemussu Tada Ima Dojo existe aulas para iniciantes. O interessado começa fazendo um curso básico, onde aprenderá a cair sem se machucar, bem como as posturas e movimentos básicos. Quando estiver preparado, ai é colocado para treinar de forma mais rápida com os praticantes mais antigos.

As técnicas do Aikido são eficientes para se defender nas ruas?

Sim! As técnicas por si só são muito eficientes. Mas a eficácia das mesmas numa situação real depende da habilidade de quem as aplica. Para usá-las você deve estar sempre treinando e apto, para que a aplicação da técnica se torne instintiva, principalmente quando se enfrenta um agressor mais forte fisicamente. O Aikido pretende ensinar o praticante à verdadeira defesa pessoal, que é aplicada em todas as situações de perigo que a vida nos oferece, sejam agressões físicas, psicológicas ou mesmo culturais e mentais.
Existe uma idade mínima para praticar?
Numa classe de adultos, adolescentes são autorizados a praticar desde que estes tenham a maturidade suficiente para praticar seriamente. Há aulas para crianças de seis a doze anos, mas devem treinar de forma separada, pois a didática é diferente. Normalmente os pais que querem que seus filhos treinem aikido procuram vir treinar em horários coincidentes.

As pessoas se machucam praticando Aikido?

Acidentes acontecem. Em Aikido, como em qualquer atividade física de contato, existe sempre a possibilidade de contusões. Porém, diferentemente de muitas artes marciais, o objetivo das técnicas de Aikido e harmonizar ou invés de contundir o oponente. Contusões devem ser consideradas uma exceção não à regra. Certamente as pessoas se machucam muito menos praticando Aikido que jogando futebol.

Seja Bem vindo.!!!