o Aikido

kj

o aikido

Após um loedngo período de obscuridade no ocidente, durante o qual era conhecido apenas em alguns círculos de iniciados, o Aikidô é conhecido hoje como uma das mais sofisticadas e sutis Artes Marciais e nos seus mais altos níveis como uma disciplina efetiva de desenvolvimento, integração e utilização do poder físico e mental do homem.

O que pode parecer, olhando-se superficialmente, apenas um método eficiente de defesa contra qualquer tipo de ataque, revela-se, após uma análise mais profunda não apenas mais um método derivado do Bujutsu Japonês (artes marciais), mas em adição à isto também uma disciplina de coordenação, um meio de fortalecer o corpo e a mente, fundindo o poder mental e físico para que ele ou ela (praticante) emerja como um ser humano integrado.

A arte desenvolvida pelo Mestre Morihei Ueshiba no Japão, combina movimentos práticos de defesa pessoal derivados da luta de espadas e bastões, jujutsu, aikijutsu e outros.

O Aikidô, apesar de ser uma introdução relativamente recente no mundo das artes marciais, é um rico herdeiro das tradições culturais e filosóficas do Japão.

No Aikidô existe sempre a determinação da fusão do pensamento e da ação com conseqüente extensão da energia ou KI.

A meta do Aikidô não é a derrota dos outros, e sim a derrota das características negativas que habitam a mente do homem, inibindo seu correto funcionamento. No Aikidô não há atalhos para a proficiência. Em outras palavras não há outro caminho senão o treinamento dedicado e persistente. O principal objetivo do Aikidô é a realização interior e o refinamento espiritual.

O Aikidô não é primordialmente um sistema de combate, mas um meio de auto-educação e desenvolvimento do ser humano. Não há torneios ou competições. Ao contrário, todas as suas técnicas são aprendidas cooperativamente, em ritmo adequado às habilidades de cada um.



Sem conhecimento, a habilidade não tem foco. Sem habilidade a força não pode ser usada, e sem força, o conhecimento não pode ser aplicado."  


Médico-Chefe de Alexandre o Grande


O Espírito do Aikido


Aprendendo, Sentindo e Transmitindo a Essência.

“Budoé amor. O verdadeiro caminho marcial do Japão é o espírito de paz que elimina o conflito antes de dele surgir. Este é o (caminho) do Aikido.

Nas eras passadas o caminho das artes marciais era uma ferramenta para matar e conquistar. Contudo o modo que era falado e feita, tal maneira era desviada e conduzia à autodestruição. Aikido, entretanto, é (o caminho da) harmonia, ele é uma manifestação do vasto espírito fundamental do universo. Sem compreender este espírito é impossível progredir no Aikido e (a prática) não tem nenhum sentido. Promovendo este espírito, Aikido transforma-se também um método para que a defesa pessoal bem como, um regime para a manutenção da saúde e da beleza.”- palavras do fundador, Morihei Ueshiba – O Sensei”.

Este texto foi extraído de uma entrevista com o Fundador em 26 de Maio de 1961 durante sua visita a Kumamoto.




mu